3 de abril de 2012

Evento - Oficina de Sensibilização "de Olho no Poço"

Entrada

No dia 12 de fevereiro de 2012 foi realizado o 4º evento na comunidade pesqueira da Ilha do Bororé, o Evento - Oficina de Sensibilização "de Olho no Poço,
com o objetivo de informar à população voluntária do projeto sobre os resultados das três primeiras análises que aconteceram durante os meses de agosto, outubro e dezembro de 2011. Além disso, os voluntários puderam participar da gincana com premiação do bingo com a premiação de utensílios para o uso na pesca, tais como kits de pesca, fogareiro, capa de chuva, lanternas, entre outros.






O Pessoal



Recebemos em nosso evento a participação da presidente da Colônia de pescadores – Capatazia Z1, a pescadora Sra. Vanderleia Rochumback de São Bernardo do Campo-SP.






Contamos com a colaboração da MSc. e microbiologista Mariane Aparecida Messetti que apresentou o tema “microorganismos patógenos” ou seja, que podem causar doenças ao homem, são encontrados em água contaminadas e como cuidar da mesma para ser consumida.








A coordenadora do projeto, Renata Bazante, explicou que foi diagnosticado excesso de ferro e alumínio em determinados pontos de coletas, entretanto não são caracterizados como metais perigosos à saúde, desde que estejam dentro dos parâmetros de potabilidade, segundo a portaria 518 do Ministério da Saúde. Para isso, um plano de mitigação (redução de risco à saúde) será implementado.




A palestra começou por volta das 15 horas com a entrega dos resultados das análises da água dos poços aos pescadores. Durante o evento, os pescadores e suas famílias contribuíram com perguntas pertinentes ao assunto em questão. Houve o apoio do Sr. André Firmino, presidente da Associação de Bairro dos Moradores da Ilha do Bororé – AMIB e também proprietário do sitio “São Francisco” que nos cedeu o espaço para o evento.




Ao final da palestra 10 filtros de uso doméstico foram doados para cada família participante do projeto. Os 10 filtros foram doados por Sergio Milani, presidente da ATIBORÉ e pela empresa Aster produtos de papel.
















O início do Evento - Oficina de Sensibilização "de Olho no Poço" foi muito animado e todos estavam atentos para levar para casa mais prêmios. Houve cinco gincanas com com dois prêmios cada, além de alguns prêmios extras sorteados durante as partidas. Tivemos a colaboração do Sr. Osmar e Sra. Ivete Schunck, moradores da Ilha do Bororé, que ajudaram a organizar o Bingo.












Acreditamos que toda comunidade tenha tido um esclarecimento sobre os resultados ou parte deles, porque o projeto deverá continuar investigando e buscando melhoria da qualidade dessas águas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário