OBJETIVO

 
           Este projeto visa realizar um estudo inédito da água de poços a fim de, primeiramente, constatar a possível contaminação advinda da represa e a partir disso, elaborar um plano de mitigação que leve em conta a viabilidade econômica da implantação e num segundo plano, a médio e longo prazo, realizar uma proposição que vise a sustentabilidade ambiental onde incluirá também um programa de capacitação neste assunto para uma comunidade pesqueira do bairro Bororé.

Objetivos Específicos:

a) Avaliar a qualidade da água de poço destinada ao consumo através de análise de metais e análise microbiológica, de acordo com a Portaria nº518/04 do Ministério da Saúde e verificar a influência da transferência da água (caso especifico, onde pode ocorrer a retirada da água em poços comunitários) até o local de armazenamento e consumo final.

b) Propor ações de mitigação, economicamente viável do ponto de vista da comunidade, com eficácia validada por um estudo de caso, visando implementação imediata. A médio e longo prazo será elaborado um estudo de saneamento ambiental (por exemplo: sistema de tratamento de água comunitário), e outras medidas a serem aplicadas de forma ambientalmente sustentável.

c) Elaborar e implementar um plano de capacitação ambiental baseado nas necessidades latentes da comunidade. O programa incluirá temas relacionados a doenças de veiculação hídrica e o controle e a manutenção da qualidade da água para consumo humano. Será composto por oficinas de educação, palestras e atividades de campo, tais como visitação à comunidade e eventos para reunião e fortalecimento da comunidade.

d) Estabelecer um meio de comunicação, através de um blog contextual a cerca do objetivo deste trabalho.