16 de setembro de 2012

Encerramento do Projeto: divulgação dos resultados


No dia 19 de agosto de 2012 foi realizada a última oficina com a divulgação dos resultados da água de poços onde contamos mais uma vez com a colaboração do Sr. André Firmino e de sua família que nos cederam o espaço - a Chácara São Francisco. Nossos parceiros desse projeto estavam presentes: a senhora Vera, diretora da Unidade Básica de Saúde Alcina Pimentel, membros da diretoria da AMIB (Associação dos Moradores da Ilha do Bororé) e a Comissão de Acompanhamento Técnico – CAT da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

.






Confraternizar também faz parte de um processo de união nessa comunidade, de forma que aproximou muitos pescadores em busca de beneficiamento mútuo. Portanto, a educação ambiental trabalhada pela equipe promoveu uma ação para gerar um diálogo aberto a essa comunidade com a ONG e a outras entidades participativas neste processo.
Almejamos que comunidade perceba rapidamente o quanto é promissor o desenvolvimento e a continuação desse projeto em sua região em benefício a sua saúde e às gerações futuras.




6 de setembro de 2012

Perguntas e Respostas

Por que a água é doce?

A dos rios, lagos e fontes, são consideradas, doce por terem menos sal que a água do mar e pode ser bebida - desde que esteja sem micróbios e produtos tóxicos ou que tenha sido tratada para eliminar essas impurezas.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua6.php

Por que a água é salgada?

A água do mar é salgada porque tem muito cloreto de sódio, que é o sal comum usado na cozinha. Justamente por ter tanto sal, não é potável. Se bebermos água do mar, o excesso de sal nos fará eliminar mais água na urina do que deveríamos, e começamos então a ficar desidratados.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua6.php

De onde vem o ar?

O ar é uma mistura de vários gases, vapor de água e partículas sólidas.

O nitrogênio, presente em maior quantidade, é constituinte das proteínas. O oxigênio é utilizado principalmente na respiração dos organismos. Em terceiro lugar está o grupo dos gases nobres, elementos essenciais no metabolismo. O gás carbônico é utilizado principalmente na fotossíntese (produção do alimento pelos vegetais). Em outros estão agrupados vapor de água ( que confere umidade ao ar) e partículas sólidas.

http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/ar.html

O que é condensação?

A condensação, também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização, ou seja, é a passagem da água do estado gasoso para o estado líquido e essa mudança de estado físico acontece quando o vapor é resfriado, ou seja, quando retiramos calor de uma determinada massa de vapor.

http://www.brasilescola.com/fisica/vaporizacao-condensacao.htm

Da para transformar a água salgada para você?

É possível, sim - e isso já ocorre em vários países onde a água doce de rios, lagos e represas é escassa. Hoje, mais de 100 nações, principalmente no Oriente Médio e no norte da África, possuem usinas que retiram da água salgada o cloreto de sódio (o sal de cozinha), deixando o líquido pronto para beber. A primeira usina de dessalinização surgiu em 1928, na ilha de Curaçao, no Caribe. O equipamento pioneiro simplesmente evaporava a mistura em enormes colunas de destilação para tornar a água potável. A partir da década de 40, porém, surgiram métodos mais refinados, possibilitando a instalação de miniusinas em navios que permanecem muito tempo em alto-mar. Entre as novas técnicas, a mais bem-sucedida é a chamada osmose reversa, que separa o líquido por meio de um plástico poroso que barra os sais.

"Na maioria dos processos, cerca de um terço da água do mar vira água potável, enquanto os dois terços restantes são descartados na forma de salmoura, um líquido com alta concentração de sais que sobra da separação", afirma o geólogo Aldo Rebouças, da Universidade de São Paulo (USP). O descarte desse resíduo é um dos grandes dilemas da dessalinização. No solo, a salmoura inibe o crescimento das plantas. Se a mistura cair em correntes de água doce, ela pode matar a vida aquática sensível ao sal. O ideal é despejar o resto de volta no mar ou em lagoas de água salobra. O Brasil, mesmo sendo um dos países mais ricos em água doce, também utiliza processos de dessalinização para purificar a água de lençóis subterrâneos no Nordeste. A iniciativa é controversa. "Mesmo onde o lençol freático é mais salino, a qualidade da água dos poços artesianos costuma melhorar naturalmente no máximo um ano depois da perfuração", diz Aldo.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/e-possivel-transformar-agua-do-mar-em-agua-potavel

Se você colocar cloro sobra alguma bactéria?

A água encontrada em rios não é recomendável para o consumo sem antes passar por um tratamento prévio, e graças à adição de cloro é possível eliminar todos os microorganismos que causam doenças e tornar a água potável, ou seja, própria para o consumo.

(Adaptado Camila)

http://www.brasilescola.com/quimica/cloro.htm

Beatriz da S. Santos 5ºB

Como nuvens consegue bater uma na outra?

As nuvens se chocam uma nas outras devido ao ar em movimento, ou seja, os ventos.

Thais Pereira 5ºB

Tem que manter o poço longe da fossa quantos metros um longe do outro?

O poço mais comum é o poço raso, que obtém água a 20 metros de profundidade, no máximo. Ele deve ser construído longe das fontes de poluição e contaminação, ficando, por exemplo, a pelo menos 30 metros da fossa, onde as fezes e os resíduos da casa são despejados. Deve ter uma tampa impermeável (uma laje de concreto armado) e uma abertura de pelo menos 20 centímetros acima do solo, para protegê-lo contra a entrada de águas que escorrem pela superfície do solo.

É preciso também que os primeiros três metros do poço sejam impermeáveis à água da chuva que cai na superfície do terreno. A água que se infiltra a mais de três metros e que entra no poço já sofreu um processo natural de filtração ao atravessar o solo.

Porque no Brasil não neva?

Porque o Brasil é um país de clima tropical, entretanto, algumas regiões do sul do Brasil já ocorreram fatos isolados onde nevou devido as mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o mundo.

O que a gente pode fazer para tirar toda contaminação da água?

Muitas casas das grandes cidades recebem água encanada, vinda de rios ou represas. Essa água é submetida a tratamentos especiais para eliminar as impurezas e os micróbios que prejudicam a saúde.

Primeiramente, a água do rio ou da represa é levada através de canos grossos, chamados adutoras, para estações de tratamento de água. Depois de purificada, a água é levada para grandes reservatórios e daí é distribuída para as casas.

Nos locais em que não há estações de tratamento, a água é obtida diretamente de rios, lagos, nascentes, represas ou poços. Mas, nesses casos, a água pode estar contaminada por micróbios e poluentes e são necessários alguns cuidados. Mesmo quem recebe água da estação de tratamento deve filtrá-la para o consumo. Isso porque pode haver contaminação nas caixas d'água dos edifícios ou das casas ou infiltrações nos canos. As caixas-d'água devem ficar sempre bem tampadas e ser limpas pelo menos a cada seis meses.

É importante garantir que a água do poço ou de outras fontes não esteja contaminada por micróbios. O ideal é que ela seja analisada periodicamente por um laboratório, para verificar seu estado de pureza. Se isso não for possível, a água que se bebe, bem como a que é usada para lavar pratos e talheres, deve ser filtrada e tratada. A água deve ser fervida por pelos menos 15 minutos ou tratada com cloro (siga bem a instruções do fabricante, pois cloro em excesso pode causar envenenamento). Antes de tratar a água com cloro, porém, devemos filtrá-la, já que os ovos de vermes, por exemplo, não são destruídos pelo cloro, mas podem ser removidos pela filtração.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua8.php

Jhenifer Lima Nunes 5ºB

Por que é chamado Ciclo da água?

A água desenvolve um ciclo. O chamado ciclo da água é o caminho que ela percorre. A chuva, basicamente, é o resultado da água que evapora dos lagos, rios e oceanos, formando as nuvens. Quando as nuvens estão carregadas, soltam a água na terra. Ela penetra o solo e vai alimentar as nascentes dos rios e os reservatórios subterrâneos. Se cai nos oceanos, mistura-se às águas salgadas e volta a evaporar, chove e cai na terra.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/agua-ciclo-da-agua-8.php

Lucas 5ºA

Como é que a água evapora e vai para as nuvens e acaba virando líquido novamente?

É a passagem do estado líquido para o gasoso, pode se dar por Evaporação e Ebulição. Dizemos que a água se evapora quando passa do estado líquido para o gasoso lentamente e à temperatura ambiente. Quanto maior a superfície da água em contato com o ar, quanto maior a temperatura do ambiente e quanto maior a ventilação, mais rápida será a evaporação da água. A ebulição ocorre quando a água passa do líquido para o gasoso rapidamente, por aumento súbito da temperatura; por exemplo a água que ferve numa chaleira à 100 oC.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/agua-ciclo-da-agua-8.php

De onde vem o oxigênio?

O oxigênio é produzido pelas plantas e algas durante o processo da fotossíntese. Nesse processo, as plantas e as algas absorvem o gás carbônico.

Apostila Positivo 4º Volume Ensino Fundamental 4º Ano 2007

Ciências Naturais – O ar e a vida na Terra – pagina 10

Mas, se o estado gasoso é o das nuvens, o que é o estado sólido?

Em nosso planeta, podemos encontrar água nos estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

A água no estado líquido esta presente nos oceanos, nos mares, rios, lagos, subsolo, nas nuvens e nos seres vivos.

A água no estado gasoso pode ser encontrada no ambiente na forma de vapor de água, o vapor de água existente no ar geralmente se origina da evaporação de parte da água existente na superfície terrestre e da respiração e transpiração de muitas espécies de seres vivos.

A água no estado sólido pode ser encontrada na forma de granizo, neve, icebergs, geleiras e quando ocorrem geadas.

Livro: Projeto Radix- Ciências- 60 ano

Por que há tanta água poluída?

A questão da disponibilidade de água de qualidade é muito séria já que, basicamente, todos os organismos vivos são dependentes da água, mesmo que de forma indireta. Assim, o desperdício é apenas um dos fatores que fazem com que esta temática seja motivo de preocupação no que se diz respeito à manutenção da vida, a médio e longo prazo.


O lançamento de detritos (lixo, esgoto) na água de rios e oceanos e a contaminação dos lençóis freáticos por componentes orgânicos oriundos do chorume de lixo e cemitérios; vinhoto resultante da fabricação do açúcar e do álcool; vazamento de tanques de armazenamento subterrâneo de gasolina; agrotóxicos e fertilizantes; rejeitos e aterros industriais, dentre outros, são alguns fatores que comprometem a qualidade da água. O uso da água para resfriar equipamentos de indústrias e usinas, como as termelétricas, sendo liberadas novamente no ambiente, também gera impactos significativos, já que muitos organismos são sensíveis a este aumento da temperatura (em torno de 15° C).

A industrialização, aliada à nossa forma de consumo, fez com que, por exemplo, nos habituássemos ao uso dos plásticos e detergentes em nosso dia a dia. Formando camadas que bloqueiam a passagem da energia solar e oxigênio, comprometem todo um sistema complexo de relação entre os organismos. Além disso, a asfixia de animais com esses polímeros e a permeabilização das penas das asas de determinadas aves são outras consequências visíveis.

O aumento da disponibilidade de nutrientes na água causada, por exemplo, pelo lançamento de esgoto, promove algo parecido com o que foi dito anteriormente: o excesso de nutrientes permite um aumento significativo de algas e cianobactérias, com consequente redução de oxigênio e bloqueio da luz solar em razão da presença destas na superfície. Nessas condições, plantas enraizadas passam a ter dificuldade para efetuar a fotossíntese, prejudicando seu crescimento; e animais não resistem à falta de oxigênio e alimento. Com a morte desses organismos, bactérias e seres bentônicos se proliferam, utilizando o pouco oxigênio restante e, ainda, alguns liberando toxinas. Esse fenômeno é conhecido por eutrofização.

Além desse fator, o despejamento de esgoto elimina na água uma série de patógenos, comprometendo a saúde do ambiente e de quem tem contato ou ingere essa água ou os alimentos que nela vivem.

http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao-aguas.htm

Eu gostaria de saber por que uma quando as nuvens bate uma na outra faz o relâmpago?

Eu quero saber por que a água evapora para o céu?

A ação do vento e do calor fornecido pelo Sol auxilia a evaporação de parte da água de oceanos, mares, rios, lagos, solo, e até da água eliminada pelos seres vivos, transfomando-a em vapor, o vapor de água é mais leve do que o ar, por isso ele sobe para a atmosfera, á medida que sobe para o céu, o vapor de água resfria-se e condensa-se formando pequenas gotas de água no estado líquido. Essas gotas se unem e formam as nuvens.

Livro: Projeto Radix- Ciências- 60 ano

Victória Gabrieli de Souza Santos 5ºB

Porque as bactérias entram no corpo da gente todas as vezes que ficamos de pé no chão?

As bactérias estão presentes no solo, na água e no ar. Há bactérias que não causam doenças (não patogênicas) e outras que causam (as patogênicas). Se sua alimentação está adequada e seu organismo tem equilíbrio saudável, o seu corpo estará protegendo você das bactérias nocivas a sua saúde.

Por que toda vez que entramos na represa nos pegamos uma doença?

A represa têm muitas bactérias devido as fezes e urina dos animais e também do homem. Deve-se sempre fever qualquer água quando não se sabe sobre a origem ou sua potabilidade (água para consumo humano).

Por que tem aquelas gosmas na represa?

Esta questão deve ser analisada, porque é difícil definir o que seria essa gosma. Entretanto, se tratar de uma mancha verde na água, você pode estar se referindo as algas.

Amabile Melo Série 3

Respostas de Profa. Camila Aparecida Frose Pedrozo e

Técnica em Meio Ambiente: Ana Claudia Damião Guedes

Revisão: Profa. Renata Bazante Yamaguishi

Revisão: Profa. Maria Eugênia Porto Alves