20 de abril de 2012

Dia da Terra

DIA DA TERRA

Vamos conservar nosso planeta!

O dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de abril. A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data.


Aproveite esta época para fazer alguma coisa boa para o planeta mãe Terra, como plantar uma muda, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos e muito mais pode ser feito. O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa
Por coincidência hoje também celebramos o descobrimento do Brasil, quando os portugueses desembarcaram em terra tiveram o primeiro contato com os índios. Os portugueses estranharam muitos dos hábitos indígenas como o fato de andarem nus! Já que o calor do clima tropical é intenso as peças utilizadas funcionavam mais como adornos, o que contrastou muito com as roupas pesadas dos europeus devido ao clima mais frio e ameno.
Apesar do choque entre culturas, os índios ensinaram muito aos europeus. Os índios viviam e vivem em harmonia com a natureza, respeitam a mata, valorizam os bichos e são profundo conhecedores da flora onde vivem, inclusive utilizam como medicamentos diversos tipos de plantas.
Que tal aprendermos um pouco mais sobre os índios brasileiros tenho certeza que encontraremos dicas de como cuidar melhor da nossa Mãe Terra!

Curiosidades sobre a Terra:
· Tem em torno de 4,5 bilhões de anos
· Tem 510,3 milhões de km2 de área total
· Aproximadamente 97% da superfície da Terra é composta por água
· O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal - China com aproximadamente 8.800 metros
· A população humana atual da Terra é de aproximadamente 7 bilhões


3 de abril de 2012

Evento - Oficina de Sensibilização "de Olho no Poço"

Entrada

No dia 12 de fevereiro de 2012 foi realizado o 4º evento na comunidade pesqueira da Ilha do Bororé, o Evento - Oficina de Sensibilização "de Olho no Poço,
com o objetivo de informar à população voluntária do projeto sobre os resultados das três primeiras análises que aconteceram durante os meses de agosto, outubro e dezembro de 2011. Além disso, os voluntários puderam participar da gincana com premiação do bingo com a premiação de utensílios para o uso na pesca, tais como kits de pesca, fogareiro, capa de chuva, lanternas, entre outros.






O Pessoal



Recebemos em nosso evento a participação da presidente da Colônia de pescadores – Capatazia Z1, a pescadora Sra. Vanderleia Rochumback de São Bernardo do Campo-SP.






Contamos com a colaboração da MSc. e microbiologista Mariane Aparecida Messetti que apresentou o tema “microorganismos patógenos” ou seja, que podem causar doenças ao homem, são encontrados em água contaminadas e como cuidar da mesma para ser consumida.








A coordenadora do projeto, Renata Bazante, explicou que foi diagnosticado excesso de ferro e alumínio em determinados pontos de coletas, entretanto não são caracterizados como metais perigosos à saúde, desde que estejam dentro dos parâmetros de potabilidade, segundo a portaria 518 do Ministério da Saúde. Para isso, um plano de mitigação (redução de risco à saúde) será implementado.




A palestra começou por volta das 15 horas com a entrega dos resultados das análises da água dos poços aos pescadores. Durante o evento, os pescadores e suas famílias contribuíram com perguntas pertinentes ao assunto em questão. Houve o apoio do Sr. André Firmino, presidente da Associação de Bairro dos Moradores da Ilha do Bororé – AMIB e também proprietário do sitio “São Francisco” que nos cedeu o espaço para o evento.




Ao final da palestra 10 filtros de uso doméstico foram doados para cada família participante do projeto. Os 10 filtros foram doados por Sergio Milani, presidente da ATIBORÉ e pela empresa Aster produtos de papel.
















O início do Evento - Oficina de Sensibilização "de Olho no Poço" foi muito animado e todos estavam atentos para levar para casa mais prêmios. Houve cinco gincanas com com dois prêmios cada, além de alguns prêmios extras sorteados durante as partidas. Tivemos a colaboração do Sr. Osmar e Sra. Ivete Schunck, moradores da Ilha do Bororé, que ajudaram a organizar o Bingo.












Acreditamos que toda comunidade tenha tido um esclarecimento sobre os resultados ou parte deles, porque o projeto deverá continuar investigando e buscando melhoria da qualidade dessas águas.


1 de abril de 2012

Fomulário de Contato

Discussão com o leitor



Depoimentos após a palestra sobre água ministrada pela
Profa. Bióloga Milana e o prof. MSc. Sergio Araújo no dia 01
de dezembrode 2011, na escola Estadual Adrião Bernardes
localizado na Ilha do Bororé.

“Eu gostei de saber tudo o que falou na palestra. Falou muitas coisas sobre
a água da chuva. Sobre o ciclo da água, eu vi como são as bactérias de uma
gota, etc..”

Roberta da Paz 5ºA

“A palestra foi muito interessante.” Lucas P.B. 5ºB

“Eu achei muito legal tudo. Gostei bastante foi tudo maravilhoso. Eu me diverti
muito.”

Malu Monique 5ºA

“Bom eu aprendi bastantes coisas nessa aula, foi ótimo! Bem, já vi uma
nascente e é muita bonita.”
Jhenifer Lima 5ºB

“Eu estou achando legal, eu aprendi algumas coisas que eu não sabia, o vídeo
também é legal etc”.

“O experimento do repolho foi interessante. O vídeo eu também achei
interessante deu para ver as bactérias eu também aprendi o ciclo da água.”

Jessica Maria Soares do Nascimento 5ºA

“Eu gostei muito da palestra, gostei quando fizemos as experiências e também
do ciclo da água e sobre as doenças. Gostei muito dos vídeos e muito de
vocês.”  
Beatriz dos S. Santos

Eu gostei muito e aprendi bastante coisa e quero que eles venham mais vezes.
E gostei muito das experiências que eles fizeram e também gostei muito dos
vídeos e aprendi a cuidar da água melhor.”
Ligia Garcia Rodrigues 5ºB

“Eu achei muito legal e interessante. E também aprendi muitas coisas, as que
eu não sabia.”
Bruno Maia Barbosa 5ºB

“A palestra é bem interessante.

Eu pude aprender bastante, com as experiências feitas na sala de aula.”

Camila da Cruz 5ºB