31 de dezembro de 2011

Oficina Adrião Bernades

  Oficina de Educação voltada ao Saneamento Ambiental  


  Projeto “ESTUDO DA CONTAMINAÇÃO POR METAIS E MICROBIOLÓGICO DA ÁGUA SUBTERRANEA (POÇOS) NA COMUNIDADE PESQUEIRA DE BORORÉ: SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO VOLTADA AO SANEAMENTO AMBIENTAL NO RESERVATÓRIO BILLINGS (SP)”, realizada pela ONG Atiboré e pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA/ PMSP).
  A Oficina de educação voltada ao saneamento ambiental aconteceu na Escola Estadual Adrião Bernardes situada na Ilha do Bororé, com as turmas do Ensino Fundamental II, com a presença de dois palestrantes: os educadores e biólogos Milana Rocha de Souza e MSc. Sérgio Leandro Araújo Silva pela Atiboré.
  O tema abordado foi a preocupação com a qualidade da água de consumo humano

Os educadores Milana e Sérgio com os alunos.

Após a conversa os palestrantes realizaram experimentos práticos para demonstrar como funciona um filtro (Figura 3) e como se mede o pH da água. As experiências foram realizadas com auxilio de um filtro simples construído pelo próprio palestrante, um kit de medição do pH de aquário e do suco do repolho roxo (Figura 4).



Figura 3. Demonstração do funcionamento de um filtro aos alunos.


Figura 4. Medição do pH da água com auxilio do suco do repolho roxo.




Depois das demonstrações os palestrantes passaram dois vídeos aos alunos, o primeiro mostrava uma gota de água vista pelo microscópio (Figura 5) e o segundo o ciclo da água. Eles ficaram impressionados com a quantidade de microorganismos que podem viver em uma minúscula gota d água e entenderam a importância de se ferver e filtrar a água.




Ao final da Oficina os alunos registraram sua opinião, formularam questões relacionadas com o tema abordado e receberam um folder explicativo sobre cuidados com a água de poços (Figura 6).
O projeto contou com a doação de cadernos da empresa Aster Produtos de Papel Ltda (Figura 7 e 8).





Doação dos Cadernos Aster


Nenhum comentário:

Postar um comentário